fbpx

A importância do trigo

A importância do Trigo

Você já deve imaginar a importância do trigo para a história da humanidade. Além de ser relevante na economia, ele também é a base para diversas receitas, incluindo vários dos produtos disponíveis através da Providere Alimentos. Mas, você conhece de verdade esta planta?

O começo do trigo

Atualmente o mundo inteiro cultiva esse cereal, desde o norte ao sul. Mas a princípio, os primeiros registros de plantações de trigo foram encontrados na região da Mesopotâmia, o berço da civilização. A partir daí, seus grãos viajaram o mundo todo, e chegaram a outras grandes civilizações, como o Egito, a China e a Grécia.

Enquanto isso no Brasil, o cereal só foi chegar após o ano de 1500 graças aos portugueses, logo quando começaram a nos colonizar.

Dentre a gigantesca variedade de espécies de trigo que existem, três são importantes. Primeiramente temos o Triticum aestivum que os padeiros utilizam em seus pães. Triticum durum, que os italianos usam para fazer macarrões e outras massas. E por fim o Triticum compactum que é utillizado em bolos e biscoitos.

A importância do trigo na economia

O trigo chegou em um nível absurdo de produção, é o segundo grão mais produzido do mundo. Por exemplo, o Brasil é um dos maiores exportadores desse cereal, ocupando o 16º lugar na produção mundial. E aqui o foco da produção aqui no país é na região sul, tendo o Paraná como o estado que mais produz, enquanto o estado que mais consome é São Paulo.

O grão que nós conhecemos, é o fruto da planta (para os biólogos, fruto tem significado diferente da fruta que falamos no dia a dia). Esses grãos vão ser a base para o nosso alimento. Outro produto que sai deste cereal, é a palha, que é muito utilizada para fazer cama para animais, revestimentos, e até artesanato.

A importância nutricional do trigo

Por ser rico em carboidratos, o trigo e seus derivados passaram a ser uma grande fonte de energia para o nosso corpo. Por isso ele está presente na nossa historia desde o começo da civilização, nos dando energia para seguir em frente. Além disso, o grão contém outros nutrientes, como proteínas, fibras, gorduras, cálcio, ferro, potássio, fósforo, entre outros.

O trigo também contém um composto polêmico, o glúten. Ele é um conjunto de proteínas responsável por dar a característica elástica e maleável às massas. O glúten só faz mal mesmo caso você tenha intolerância a ele, caso contrário, não há nada que prove que ele cause danos a nossa saúde.

Os derivados do trigo

Voltando ao grão, ele é a base da nossa alimentação. Através dele é criado a farinha branca, que é extremamente utilizada. As massas feitas a partir da farinha de trigo dão origem a vários alimentos, como pães, bolos e salgados.

O trigo é tão importante para a gente que ele compõe o símbolo da nossa marca. E graças a este grão, nossos apoiadores são capazes de produzir alimentos de qualidade para que nós possamos fornecer a você.

Se está interessado em alimentos congelados deliciosos, entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *