fbpx

A influência italiana na culinária

A influência italiana na culinária

Raviolli, penne, nhoque, pizza, lasanha, polenta e risotto… Esses são vários nomes que ouvimos por aí. A influência italiana na culinária global é óbvia e, embora tenha surgido da Europa, hoje ela faz parte do nosso dia a dia. Por isso é interessante conhecer sobre essa influência. Vamos lá!

As influências da influência

Mesmo que a Itália tenha se unido apenas no século 19, sempre houve uma conexão entre os povos da região. Então a culinária já se desenvolvia antes mesmo do país moderno existir.

Por ser a terra natal dos romanos e devido à extensão do império, as influências presentes na culinária italiana vem de diversos povos. Além disso, após a queda de Roma, várias nações dominaram partes da península. E cada um desses adicionava mais ingredientes para formar a culinária italiana que conhecemos.

Os ingredientes da cozinha italiana

Cada região do país criava suas próprias receitas e maneiras de cozinhar. Mas claro, há fatores que ligam toda a nação, um deles por exemplo é a simplicidade. O foco da cozinha italiana não é na quantidade de ingredientes a serem usados, mas sim na qualidade dos mesmos.

Um dos ingredientes mais usados é o tomate. Natural da América do Sul, ele chegou na Itália e se estabeleceu como um dos pilares da cozinha do país. Assim o fruto se instalou nas terras italianas e passou a fazer parte da vida desse povo. Os italianos adoram tanto o tomate que até fundaram um museu em sua homenagem.

Todos nós já ouvimos falar sobre a mussarela, o provolone, a gorgonzola, a ricotta, e o parmesão. Isso porque o queijo é outra peça essencial para a culinária italiana. Para se ter uma noção, na Itália existem mais de 400 tipos de queijo, cada um possuindo uma nuance específica na aparência, na textura e no gosto.

A influência italiana no Brasil

A influência não só da culinária, mas da cultura italiana no Brasil é bem clara. Com o fim da escravidão, o país estava a procura de mão-de-obra livre para si. Enquanto isso, a Itália passava por uma crise, e como consequência uma onda de emigração ao Brasil aconteceu.

A maior parte desses imigrantes italianos veio ao sul e sudeste do nosso país. E aqui se estabeleceram, trazendo junto consigo sua cultura, e principalmente, a sua culinária.

A partir desse ponto, as influências italianas chegaram ao nosso país. Com isso, até criações nacionais com “alma italiana” começaram a surgir, com a palha italiana, a calabresa, o molho bolonhesa, e pizzas dos mais variados sabores.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *